<< Voltar ao Menu

 TRABALHOS PUBLICADOS

 EIXO TEMÁTICO: ENSINO A DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO CONTINUADA E MOODLE

Moodle como Ferramenta para Discussão de Tópicos de Enfermagem em Curso de Extensão Universitária
Denise Costa Dias, Lorena Moraes Goeten Gemelli (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Qualificação Profissional em Tutoria a Distância: uma Experiência na Fundação CECIERJ
Glauca Aragon (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), Mirian Crapez(Universidade Federal Fluminense)
A Construção do Conhecimento na Educação a Distância (EaD) sob a Ótica da Efetividade
Danielly Berneck Côas, Leociléa Aparecida Vieira (Faculdade Internacional de Curitiba)
Moodle em Foco: Relato de uma Experiência de Avaliação de Usabilidade e Comunicabilidade do Ambiente
Aline Vaplak Faria, Anderson Roberto Slivinski, André Luiz Barros Luchesi, Dener Júnior Ribeiro da Cunha, Clodis Boscarioli (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
EAD e Inclusão Social: Desafios e Possibilidades no Cenário Brasileiro
Fabiana Santos da Silva(Faculdade União das Américas)
Ensino de Música a Distância pela WEB
Glauber Aparecido Yatsuda, Flávio Luiz Schiavoni, Dante Alves Medeiros Filho, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (Universidade Estadual de Maringá)


 EIXO TEMÁTICO: AMBIENTES DE APOIO À APRENDIZAGEM

Processos Interacionais de Construção de Conhecimentos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Patricia Ribeiro Vasconcellos, Eloiza da Silva Gomes de Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Visualização Computacional em Ambientes Virtuais de Aprendizagem – Estudo de caso da construção e aplicação de uma ferramenta Quiz utilizando o padrão XML e com captura de imagens
Maurício José Viana Amorim (Instituto Federal Fluminense), Magda Bercht, Patricia Alejandra Behar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
SocialNetLab – Uma Proposta de Site de Rede Social para Educação
Sandra Costa Pinto Hoentsch, Admilson de Ribamar Lima Ribeiro, Joanna Cecília da Silva Santos (Universidade Federal de Sergipe)
TEACHILD.WEBNODE.COM. BR: uma interface mediadora no ensino-aprendizagem de língua inglesa
Luana Rodrigues De Souza (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Rose Maria Belim Motter (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Araci Hack Catapan (Universidade Federal de Santa Catarina)
Ambiente para Apoio ao Gerenciamento e Construção de Objetos Digitais de Aprendizagem: o Módulo de Autoria
Heblon Motta Alves Barbosa , Sarajane Marques Peres (Universidade de São Paulo)


 EIXO TEMÁTICO: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ambiente Eletrônico Interativo e Colaborativo de Ensino com Síntese de Fala
Mário Uliani Neto, Pei J. Shieh, Fernando O. Runstein, José E. Canhone, Edson J. Nagle, Sílvio A. Spinella (Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações)
Solução de Comunicação e Interação com Deficientes Auditivos em Sala de Aula
Claudia de Andrade Tambascia , Ronaldo Rocha , Fernando Oscar Runstein, Henrique Meira
O Uso de Recursos Computacionais para Auxiliar Alunos de Ensino Fundamental I com Dificuldades de Aprendizagem – Um Estudo de Caso
Elder Schemberger (União educacional de Cascavel), Ozandia Martins (União Pan-Americana de Ensino), Adriana Nogueira (União Pan-Americana de Ensino), Evelyn Schemberger (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Uma Discussão Sobre o Papel das Tecnologias no Ensino Aprendizagem de Alunos Surdos
Jeferson José Baqueta, Clodis Boscarioli (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Visando à Inclusão: O Envolvimento de Todos Para a Criação de Uma Ajuda Técnica Útil e Eficaz Para Pessoas Com Surdocegueira
Santa Terezinha Falcade Lavarda (Colégio Estadual Professora Júlia Wanderley), Jorge Bidarra (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Criação de mídias sonoras como instrumento de acessibilidade a textos literários
Sílvia Maria Guerra Anastácio (Universidade Federal da Bahia), Lucia Terezinha Zanato Tureck (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)


 EIXO TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INFORMÁTICA EDUCATIVA

O E-grupo como Ferramenta de Interação na Formação Continuada de Professores da Educação Básica
Ana Paula Domingos Baladeli (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Formação de Professores e Reconstrução da Prática Pedagógica
Professora Neusa Maria Prolo (Núcleo Tecnológico Municipal de Francisco Beltrão)
Principais Pesquisas Relacionando Profissionalização Docente e Tecnologias em Sites na Internet: a Busca pela Integração da Tecnologia
Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa (Faculdades Integradas Santa Cruz), Ruan Carlos Guilherme Barbosa (Universidade Federal do Paraná), Dinamara Pereira Machado (Faculdades Integradas Santa Cruz)
Tecnologia e Educação: Vamos Ouvir o Professor?
Ariana Chagas Gerzson Knoll, Gláucia da Silva Brito (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)


 EIXO TEMÁTICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

O Emprego do Software Maxima como Ferramenta de Apoio na Formação Continuada de Professores de Matemática: do relato do curso à considerações sobre seus desdobramentos
Pétterson Vinícius Pramiu, Naimara Vieira do Prado, Rogério Luis Rizzi, Claudia Brandelero Rizzi (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
O Uso de Endereços Eletrônicos nas Aulas de Ciências
Fernanda Raquel Coldebella, Vilmar Malacarne (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Dialogicidade na WebAula: Um Estudo de Caso
Professor Doutor CelsoLeopoldo Pagnan (universidade norte do Paraná), professor Doutor Marcelo Silveira (universidade norte do Paraná)
Objetos de Aprendizagem no Processo de Aprendência: uma experiência de sentido, abrangência e resultados
Beatriz Helena Dal Molin, Rose Belim Motter (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
O Ensino das Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Através das TICs na Rede Municipal de Ensino de Blumenau – Observatório da Educação Básica
Mário Rausch, Elcio Schuhmacher, Oscar Dalfovo, Jose Eduardo Labes (Universidade Regional de Blumenau)


 EIXO TEMÁTICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Páginas Web para Professores de Matemática: Realização de Curso e Acompanhamento de Resultados
Claudia Brandelero Rizzi, Amarildo de Vicente, André Luiz Brun, Jaqueline Zdebski da Silva Cruz, Rogério Luis Rizzi (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Utilizando GCompris na Escola
Carlos A.S.J. Gulo, Laura M. Cunha, Juvenal S. Neto (Universidade do Estado de Mato Grosso), Alex F. de Araujo (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal), Juliana Machado, Mara Dota (Universidade Federal de Mato Grosso)
Reflexão sobre a eficácia do uso de um ambiente virtual no ensino de Física
Reginaldo A. Zara (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Aprendizagem Baseada em Problema: A Experiência da Disciplina Sistemas de Representação do Conhecimento do Doutorado em Difusão do Conhecimento
Claudia Pinto Pereira Sena (Universidade Estadual de Feira de Santana), Elmara Pereira de Souza (Universidade Federal da Bahia), Maria Teresinha Tamanini Andrade (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia)
O Uso da TV Multimídia na Educação de Jovens e Adultos
Roberta Caroline Thomazoni (Colégio Estadual Jaelson Biacio de Ensino Fundamental e Médio), Alessandro Kraemer (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)


 EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Protótipo de um Simulador Multimídia para o Ensino de Escalonamento FIFO
Rodrigo Aparecido Morbach, Tatiana Annoni Pazeto (Universidade Federal do Mato Grosso)
Proposta Interdisciplinar de Ensino de Disciplinas da Computação Utilizando Micro-Controlador Arduino
Renato Soares de Macedo, Soraia Silva Prietch (Universidade Federal de Mato Grosso)
Desenvolvimento e avaliação de jogo de treinamento para ensino de técnicas de elicitação de requisitos de software
Monielle Vieira Silva, Marcelo Werneck Barbosa (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
A Utilização da Robótica no Ensino de Disciplinas de Programação em Cursos de Computação e Engenharia
Paula Ceccon Ribeiro, Carlos Bazilio Martins, Flávia Cristina Bernardini (Pólo Universit´ario de Rio das Ostras)
Uma proposta de um juiz online didático para o ensino de programação
Joanna Cecilia da Silva Santos, Admilson de Ribamar Lima Ribeiro (Universidade Federal de Sergipe)
AutomataDefense 3.0 Inclusão do conceito de Máquina de Turing para complementação pedagógica
Lucas Maurício Comin, Eliane Nascimento Pereira (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Indisciplina do Estudante da Educação Superior
Rafaela Juchem Schenkel1, Carmen Célia Barradas Correia Bastos (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
LEW: Laboratório de Engenharia Web para ensino, pesquisa e extensão
Admilson de Ribamar Lima Ribeiro, Marco Túlio Chella, Luiz Marcus Monteiro de Almeida Santos, Joanna Cecilia da Silva Santos, Wedla Rocha Melo (Universidade Federal de Sergipe)
Os Benefícios do Emprego da Tecnologia de Comunicação Digital para o Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa
Talismara Pereira, Beatriz Helena Dal Molin (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Desenvolvimento do Ambiente de Programação para Movimentação de um Robô Móvel Baseado em Blocos Lógicos
Adriana Herden, Marcos R. B. Vallim, Márcio H. Rodrigues, Marcel D. A. Siqueira, André L. S. Moscato (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

 
EIXO TEMÁTICO: USO DE SOFTWARES E INTERNET PARA FINS EDUCACIONAIS

A Influência da Internet nas Variações Lingüísticas
Junior Scaramal (Colégio Estadual Antônio Dorigon de Ensino Fundamental, Médio e Técnico), Alessandro Kraemer (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
O Uso de Simuladores no Ensino de Astronomia
Willyan Ronaldo Becker, Dulce Maria Strieder (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Uso do GeoGebra no Ensino de Matemática: Avaliação de Usabilidade e de Aprendizado
Igor Fabio Steinmacher (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Igor Scaliante Wiese (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), João Alessandro da Luz (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Vinícius Caires (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
A biblioteca escolar brasileira e os novos suportes de leitura: a internet na formação do leitor digital
Alexandre Masson Maroldi, Roseni Santos Rodrigues (Universidade Federal de Rondônia)
Avaliação de Software Educativo para Educação Profissional: Uma Abordagem Cognitiva
Cleosanice Barbosa Lima, Aurilene Oliveira Furtado (Universidade Estadual do Ceará)

 
EIXO TEMÁTICO: USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO E TEMAS TRANSVERSAIS

A emergência da mídia no contexto escolar e a urgência da reflexão do processo de mediação na prática educativa
Alline Mikaela Pereira (Universidade Estadual Maringá)
Sistemas de Gestão do Conhecimento aplicados à Educação: uma revisão sistemática de literatura
Cássio Frederico Moreira Druziani, Ruth Reategui1, Diego Jacob Kurtz, Araci Hack Catapan (Universidade Federal de Santa Catarina)
O potencial do audiovisual como recurso educacional: pesquisa literária do hipervídeo como recurso didático educacional digital
Cássio Frederico Moreira Druziani1, Araci Hack Catapan, Vânia R. Ulbricht, Tarcísio Vanzin, Ana L. Zandomeneghi (Universidade Federal de Santa Catarina)
Avaliação do Destino do Lixo Eletrônico do Município de Inhumas e Realização de um Programa de Conscientização
Renata Luiza da Costa, Moisés João Vieira, Ana Flávia da Silva Barbosa, Victor F. A. Barros, Paulo Francisco da Conceição1, Joelias S. Pinto Jr (Instituto Federal de Goiás)
A Tecnologia da Informação como Alternativa para a Redução do Consumo de Papel nos Cursos Superiores
João Vicente Santos Romero (Centro Universitário de Maringá
Cibercrimes
Daiane Oliveira Spurio, Josiane Pietrobon França, Cineiva Campoli Paulino Tono (Faculdades Integradas do Brasil)