Conhecimentos prévios são aqueles conhecimentos já adquiridos sobre os quais os novos conhecimentos se relacionam, se integram e se diferenciam.
Especificamente sobre as frações, os conhecimentos prévios mais tradicionais são:
* Parte-todo: A partição de um objeto em n partes iguais em que cada parte poderá ser representada com 1/n. Supõe-se que o educando seja capaz de identificar a unidade que representa o todo (grandeza contínua ou discreta), compreenda a inclusão de classes, saiba realizar divisões operando com grandezas discretas ou contínuas.
* Divisão: Situações associadas à partição, em que o quociente representa o tamanho de cada grupo e quando se conhece o número de grupos a serem formados. Para o educando, essa divisão se diferencia da interpretação anterior, pois dividir uma unidade em 3 partes e tomar 2 dessas partes difere daquela situação em que é necessário dividir 2 unidades em 3 partes iguais. No entanto, em ambos os casos, o resultado é dado pelo mesmo número 2/3.
* Razão: O número racional é usado como razão, ou seja, como um índice comparativo entre duas quantidades. É o caso de situações como aquelas em que se diz que 2 em cada 5 habitantes de uma cidade são japoneses e se conclui que 2/5 da população é japonesa. Também a quantidade é medida pela relação entre duas variáveis, a exemplo da situação em que para fazer certa quantidade de suco são necessários 2 pacotes de polpa de laranja para 5 medidas de água. Envolve a comparação de grandezas e, portanto, é necessário estabelecer um termo de comparação único para as grandezas de mesma espécie. Outras situações envolvem probabilidades, escalas de mapas, exploração de porcentagens.
* Operador: Este significado está associado a um papel de transformação, isto é, uma ação que se deve imprimir sobre um número transformando o seu valor nesse processo (quantidades discretas) ou ainda, a noção de ampliação e redução (quantidades contínuas).
* Coordenada linear: A noção envolvida nesse significado é a da notação a/b, expressando o número na reta numérica, ou ainda, a sua representação na notação.
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