Professor André Luiz Brun

2010
 
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ORIENTAÇÕES

Em andamento


Concluídas

Acadêmico: Osmar dos Santos
Título: Estudo comparativo da eficiência de um Algoritmo Genético Sequencial frente um Algoritmo Genético Paralelo.
Resumo: Neste trabalho foram estudadas técnicas de paralelismo e algoritmos genéticos para o desenvolvimento e análise de bibliotecas genéricas capazes de resolver problemas com o uso de algoritmos genéticos, de forma sequencial e paralela em dois modelos. Na versão sequencial foi utilizado o modelo clássico e as arquiteturas paralelas escolhidas basearam-se em uma abordagem simples, onde diversas instâncias sequenciais são executadas paralelamente e ao fim são recolhidos os resultados, e uma híbrida que envolve os modelos mestre-escravo e de multi população. Para avaliar as soluções implementada utilizou-se o problema do caixeiro viajante, onde o desempenho, em relação ao tempo de execução, e a qualidade das soluções obtidas pelas diversas versões foram confrontadas. Observou-se que as versões paralelas apresentam tempo de execução menor do que a serial, com a paralela simples apresentando-se mais eficiente, e que os resultados obtidos pela versão paralela híbrida são melhores aos do método sequencial.

Acadêmico: Everton E. Tavares
Título: Identificação do posicionamento de robôs aplicados à Robocup.
Resumo: O Futebol de Robôs surgiu como o objetivo de incentivar pesquisas nas áreas da computação gráfica, inteligência artificial e robótica. A visão computacional é a área da computação gráfica que mais se beneficia desses estudos, pois desde então, vários algoritmos de processamento de imagens têm sido criados e aprimorados, bem como novas tecnologias de hardware dentro da Robocup, porém, estas inovações são aplicadas também a outros contextos, prova da contribuição da Robocup. Este trabalho visou implementar um sistema de visão computacional, baseado nas regras da categoria F-180 da Robocup, que permitisse a identificação do posicionamento dos robôs dentro do campo de jogo. O resultado mostrou-se bastante satisfatório, principalmente ao se analisar o tempo gasto nesta identificação.

Acadêmico: Marlon Marcon
Título: Reconhecimento de Palavras em Textos Digitais.
Resumo: Atualmente, existem diversas ferramentas voltadas para identificação e reconhecimento de palavras em imagens digitais. Um dos grandes problemas enfrentados pelos desenvolvedores desses dispositivos tem sido o tratamento de ruídos, falhas de aquisição ou mesmo erros ortográficos presentes no texto. Estas inconveniências fazem com que os algoritmos de reconhecimento apresentem resultados aquém do esperado. O presente trabalho foi realizado buscando encontrar uma alternativa para que o reconhecimento de palavras seja realizado de maneira a contornar esses problemas. Para tal, foi proposta a utilização do processamento de imagens para eliminar ruídos e a utilização de um léxico aliado ao módulo de reconhecimento dos caracteres, para realizar a validação, bem como propostas de correção das palavras. Foram realizados testes analisando as taxas de reconhecimento e de validação e correção. Os resultados se mostraram satisfatórios para tais taxas, porém estão diretamente relacionados aos métodos de segmentação e pré-processamento das imagens utilizadas.

Concentração
www.inf.unioeste.br/~andre