Minicurso 1: Criando um restaurante interativo: curso prático de prototipagem da experiência
Ministrante: Marcos Martins (UERJ)
Carga horária: 6 horas
Resumo: A palavra "protótipo", segundo suas raízes etimológicas, do grego Proto (primeira) e Typos (impressão) sugere a interpretação "forma primeira ou primitiva". Esta acepção traduz os modos de produção da sociedade industrial – berço do design moderno – no sentido de que o protótipo situa-se necessariamente em posição anterior (primeira) à do produto finalizado e pronto para comercialização. [...] A atividade da prototipagem de baixa fidelidade e da experiência favorece, ainda, a identificação e superação de pressupostos e estereótipos tanto oriundos de práticas culturais correntes quanto de soluções imperceptivelmente embutidas em ferramentas de software capazes de gerar protótipos de alta definição (Flash, Wordpress, Wix, Mag+, são alguns exemplos). Neste minicurso propomos exercícios práticos destinados a propiciar a uma plateia interdisciplinar o contato com uma metodologia capaz de dar visibilidade a tais pressupostos das soluções estereotipadas e de abrir um campo propício à reflexão crítica e às soluções inovadoras. Haverá uma introdução expositiva das técnicas, conceitos e fundamentos históricos basais para a atividade sugerida. A maior parte da carga horária, entretanto, será dedicada às atividades práticas.
Sobre o ministrante: Marcos Martins é doutor em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), tendo realizado parte de seu doutorado na Princeton University, EUA. Atualmente é professor adjunto e chefe do Departamento de Programação Visual na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. É designer com diversos trabalhos realizados nas áreas de design gráfico, design de interfaces e de interação, além de ter atuado no campo das artes plásticas, em Instituições Culturais como Museu Nacional de Belas Artes, Paço Imperial e Funarte. Suas áreas de interesse e pesquisa são design, interatividade, artes plásticas, comunicação, fotografia e imagens midiáticas.