É com satisfação que o Paraná recebe pela terceira vez o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), agora na região Oeste do estado. A primeira vez e, primeira edição do evento, foi em Maringá em 1998 e há 10 anos, Curitiba recebeu-o. Em 2014 o IHC terá sua décima terceira edição e será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, entre os dias 27 a 31 de outubro, com o tema “Fronteiras da Interação”.
Inspirado pela localização da cidade-anfitriã, uma das tríplices fronteiras brasileiras, o IHC 2014 traz o tema “Fronteiras da Interação”, visando motivar a discussão de ideias e conhecimentos sobre a diversidade em IHC. Trata-se, por exemplo, de incentivar a reflexão a respeito da natureza interdisciplinar de nossa área e de nossa comunidade, bem como sobre o relacionamento que estabelecemos com as áreas com as quais fazemos fronteira. Refere-se, ainda, aos desafios de alargar horizontes de modo a contemplar a diversidade de usuários, respeitando diferenças e aprendendo com elas. Diz respeito à discussão sobre novas modalidades de interação que rompem alguns dos padrões tradicionais de conhecimentos que vimos produzindo. Trata-se, também, de fomentar a interação intercultural, refletindo sobre nosso conhecimento e papel diante da diversidade cultural inerente ao fenômeno de IHC.
O IHC, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC), é o principal evento para troca de ideias e informações sobre estudos e pesquisas multidisciplinares que visam contribuir com a interação entre usuários e sistemas computacionais, e também o ponto de encontro de pesquisadores de universidades e indústrias, visando atrair pessoas de diferentes perfis, de forma a permitir interação entre elas, enriquecendo assim, a experiência dos participantes do evento.