VI EPAC e VII JavaTech
Apresentação

O EPAC - Encontro Paranaense de Computação, surgiu como um evento local bianual, a SEMINC – Semana de Informática de Cascavel.

Além da concretização de intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo a divulgação e a difusão do conhecimento e a discussão de temas específicos da computação, através das edições deste evento, foram notáveis as participações de acadêmicos, professores e profissionais, além da participação ativa das entidades participantes de sua organização.

Em 1999, a SEMINC foi organizada pela UNIOESTE, em parceria com outras duas faculdades: UNIVEL (União Educacional de Cascavel) e UNIPAN (União Pan-Americana de Ensino), contando a participação de 300 inscritos. Em 2001, também organizada pelas mesmas três entidades, contou com a presença de 400 pessoas. Em 2003, além dessas três instituições, juntou-se ao grupo a FUNDETEC (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com a participação de aproximadamente 500 pessoas. Em 2005, o evento de local passou a estadual, passando-se chamar EPAC. Dessa edição, participaram aproximadamente 400 pessoas.  Na edição de 2007, junto com o EPAC aconteceu o V CONGED - Congresso de Tecnologias para Gestão de Dados e Metadados do Cone Sul, recebendo o apoio financeiro da FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA. Foram 468 participantes, distribuídos entre estudantes, professores, profissionais da área de Computação, além de outros interessados.  Em 2009, junto com o EPAC, aconteceu a primeira edição do ENINED (Encontro Nacional de Informática e Educação). Nas duas últimas edições do EPAC (2011 e 2013) o evento foi organizado em parceria com a UNIVEL, contando com 520 inscritos em 2011 e aproximadamente 300 inscritos em 2013.

Neste ano o VI EPAC será realizado em conjunto com o VII JavaTech, mantendo a parceria com a UNIVEL.

Objetivos

No que diz respeito ao EPAC, o principal objetivo é estabelecer um ambiente adequado para o debate, no qual docentes, pesquisadores, acadêmicos, e professionais da área possam de fato refletir, analisar e avaliar a aplicação de recursos tecnológicos computacionais.

Como objetivos específicos, podem ser citados:

  • oportunizar condições de conscientização para o uso das tecnologias e metodologias computacionais associadas, não apenas para fins de aplicação em aulas e pesquisas, mas também no dia-a-dia dos diferentes profissionais que das ferramentas computacionais façam uso ou dependam; 
  • realizar palestras, mini-cursos, tutoriais técnico-científicos, workshops, e mesas-redondas na área;
  • estreitar laços com outras instituições de ensino superior, bem como empresas que sejam atuantes na área, visando com isso a uma maior integração entre elas;
  • promover a compreensão das grandes tendências e oportunidades que o avanço da tecnologia, de maneira orquestrada, tem propiciado;
  • incentivar a reflexão sobre as oportunidades e riscos sociais proporcionados pela Tecnologia da Informação (TI).
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