<< Voltar ao Menu

 APRESENTAÇÃO

  O principal objetivo do Encontro em Computação Aplicada (ECA) é reunir pesquisadores desta área multidisciplinar, mais especificamente envolvendo a Ciência da Computação para realizar discussão sobre a computação aplicada às diversas áreas do conhecimento.

  Trata-se de um fórum no qual acadêmicos, professores e profissionais de áreas multidisciplinares cujas aplicações são sustentadas e/ou fundamentadas pela computação, podem trocar conhecimentos e experiências sobre temas de interesse comum.

  Em sua primeira edição em 2008, foram oferecidos dois mini cursos: Introdução aos Modelos de Transmissão de Doenças e Modelagem de Interações Tróficas.

Em 2009, o ECA ocorreu em conjunto com o Encontro Paranaense de Computação (EPAC) e teve como ênfase temas relacionados à Epidemiologia Computacional.

  Em 2010, o ECA teve dois enfoques, a Computação Aplicada de modo geral, e mais uma vez a ênfase em Epidemiologia Computacional. Com relação à Epidemiologia Computacional, as palestras apresentadas versaram sobre Modelos Computacionais, Dinâmica de Epidemias além de discussões particularmente sobre a Dengue e o Trânsito, enfatizando seu aspecto epidêmico.

  Nesta quarta edição do ECA, mais uma vez em conjunto com o Encontro Paranaense de Computação (EPAC), se enfatizou em temáticas ligadas à Epidemiologia Computacional.

  Pretende-se fortalecer os estudos e pesquisas que atualmente estão sendo realizadas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, nesta temática.

  Mais especificamente, pretende-se promover interações bem como divulgar trabalhos que estão sendo desenvolvidos no âmbito do projeto "Desenvolvimento de Modelos Matemáticos para Aplicação no Controle da Dengue", vinculado ao Projeto Pronex Dengue, do qual fazem parte, além da Unioeste, outras nove instituições de todo o país.