Sejam Bem-Vindos ao site do PETComp UNIOESTE!

O que é o PET?

O PET (Programa de Educação Tutorial) é um grupo de alunos (no máximo 12 bolsistas para cada curso mais os voluntários também selecionados) que demonstrem em potencial, interesse e habilidades destacadas em Cursos de Graduação reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação. Ao desenvolver ações de ensino, pesquisa, e extensão, o programa permite uma formação global do aluno, favorecendo e enriquecendo a sua formação acadêmica, preparando melhor o bolsista tanto para o mercado de trabalho quanto para continuar a carreira acadêmica.

A concepção do PET se baseia em grupos tutoriais de aprendizagem, sob a orientação de um professor tutor, e busca proporcionar aos bolsistas condições para a realização de atividades extra-curriculares e de pesquisa que favoreçam a sua formação acadêmica. O PET é um programa abrangente, não se restringindo à pesquisa científica, mas a um projeto global, que envolve a formação do ser humano como um todo, ciente de seu papel cidadão.

E o PETComp?

O PET Ciência da Computação (PETComp) foi criado em dezembro de 2010 e é o 5º Grupo PET da UNIOESTE (1º do campus de Cascavel), destinado exclusivamente aos alunos regularmente matriculados no Curso. Sua aprovação junto ao MEC foi uma conquista do Prof. Dr. Clodis Boscarioli, muito bem recebida, após 5 tentativas de submissão de Projeto por parte de vários professores.

Qualquer dúvida, entrar em contato com o grupo. O PETComp está localizado na sala 15 do bloco F.

Curta nossa página no Facebook!

Publicado em Notícias |

CiPET promove dois eventos

Palestra:

Colecionando balões: experiências na Maratona de Programação.

Resumo: A ACM-ICPC é uma das principais competições de programação do mundo. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) organiza a Maratona de Programação como seletiva para a final mundial. Nesta palestra, dois maratonistas contarão suas experiências na competição, o que os motivou a participar e como a Maratona pode impactar em suas carreiras.

Palestrantes: Luis Fernando Trivelatto e Renan Tashiro
Data: 12/05 às 13h30
Local: Miniauditório 3

Minicurso:

Como treinar seu computador: uma introdução prática ao Aprendizado de Máquina.

Resumo: O Aprendizado de Máquina (AM) é uma subárea da Inteligência Artificial que faz com que computadores sejam capazes de aprender a realizar tarefas sem terem sido explicitamente programados para tal. Nos últimos anos, o AM tem ganhado muita popularidade devido a suas diversas aplicações interessantes e promissoras. Tradução automática, reconhecimento facial, identificação de fraudes em cartões de crédito e classificação de opinião de consumidores sobre produtos são exemplos de tarefas que são feitas com sucesso por algoritmos de AM. Neste minicurso, iremos apresentar alguns dos principais conceitos e algoritmos da área. As explicações serão colocadas em prática por meio da implementação de técnicas para lidar com dados reais.

Palestrante: Thales Bertaglia. Formado em Ciência da Computação na UNIOESTE e mestrando em Ciências de Computação e Matemática Computacional na USP, onde trabalha principalmente com Processamento de Língua Natural.
Data: 13/05 às 8h
Local: Laboratório 03 do Bloco E.

* As inscrições para o minicurso devem ser feitas no Colegiado do Curso de Ciência da Computação antecipadamente devido ao limite de 20 vagas.

Contamos com a presença de todos!

Publicado em Notícias |

PETComp divulga o resultado do processo seletivo de novos petianos bolsistas

O Grupo PETComp, do Curso de Ciência da Computação, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) torna público o resultado do Processo de Seleção de quatro novos alunos bolsistas para o Grupo PETComp, aberto a estudantes regularmente matriculados no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, campus de Cascavel, através do edital 04/2017-PETComp.

O edital com o resultado pode ser acessado aqui.

Publicado em Notícias |

Edital para seleção de novos petianos bolsistas

O Grupo PETComp está com edital de processo seletivo aberto para escolha de quatro novos petianos bolsistas. O período de inscrições vai até o dia 17/04. Os interessados devem ler atentamente o Edital 04-2017.

Para mais informações ou dúvidas, os membros do PETComp estão disponíveis na sala 15 do bloco F.

Publicado em Notícias |

Edital para seleção de novos petianos bolsistas

O Grupo PETComp está com edital de processo seletivo aberto para escolha de quatro novos petianos bolsistas. O período de inscrições vai até o dia 13/03. Os interessados devem ler atentamente o Edital 01-2017.

Para mais informações ou dúvidas, os membros do PETComp estão disponíveis na sala 15 do bloco F.

Publicado em Notícias |

Minicurso: Introdução à Plataforma Xamarin

CiPET promove:

Minicurso: Introdução à Plataforma Xamarin
Ministrante: Gabriel Bruscatto
Dia: sexta-feira, 08/07
Horário: Das 17:15 as 20:15

Resumo: Xamarin é uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos nativos iOS, Android e Windows Phone a partir de um código base C#/.NET, atingindo de 75% a quase 100% de reutilização de código entre plataformas. Aplicativos construídos com Xamarin e C# têm acesso total a APIs das plataformas nativas permitindo, inclusive, a criação de interfaces de usuário nativas. Esse minicurso tem como objetivo apresentar as principais funcionalidades da plataforma e aplicar o conhecimento através do desenvolvimento de um aplicativo básico.

Publicado em Notícias |

Minicurso: Introdução ao Quantum GIS (CiPET)

CiPET promove:

Minicurso: Curso de Introdução ao Quantum GIS;
Ministrante: Elixandre Michael Baldi
Dia: Segunda-feira, 30/05
Horário: A partir das 17h15

Resumo: Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são ferramentas indispensáveis para criar, visualizar, consultar e analisar dados geoespaciais. O desenvolvimento e disponibilização de aplicações computacionais, sobretudo as disponíveis via web em que o geoprocessamento e a disponibilidade de informação em tempo real é importante, requer profissionais especializados em ferramentas SIG. Entre as várias ferramentas disponíveis ao desenvolvimento desses tipos de aplicações está o Quantum GIS (QGIS), que é um software livre, SIG, que oferece suporte para arquivos vetoriais e rasters. No campus de Cascavel da Unioeste, os Projetos Alerta Dengue, SIGDENGUE e SIGTRANS, requerem a manipulação de dados geoespaciais. Objetivando viabilizar que acadêmicos interessados em Sistemas de Informação Geográfica, o PETComp juntamente com as coordenações desses Projetos ofertam, no dia 30/05/2016 às 17:15 horas, no laboratório 02 do bloco F um curso de introdução ao software QGIS. O curso enfatizará a criação de arquivos vetoriais, principalmente os do tipo shapefiles.

Publicado em Notícias |

PETComp divulga o resultado do processo seletivo de novos petianos bolsistas

O Grupo PETComp, do Curso de Ciência da Computação, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) torna público o resultado do Processo de Seleção de três novos alunos bolsistas para o Grupo PETComp, aberto a estudantes regularmente matriculados no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, campus de Cascavel.

O edital com o resultado pode ser acessado aqui.

Publicado em Notícias |

Palestra: Trocando “Ph.D.” por “Doutor”: Simplificando o Doutoramento em Linguística Computacional (CiPET)

O PETComp convida todos a participarem de mais uma palestra do Ciclo de Palestras do PETComp (CiPET). 
 
Título: Trocando “Ph.D.” por “Doutor”: Simplificando o Doutoramento em Linguística Computacional
Palestrante: Gustavo Henrique Paetzold;
Local: Mini-auditório II;
Data: 16 de dezembro de 2015;
Horário: a partir das 15h20;
Resumo: Na Simplificação Automática de Textos, o objetivo é encontrar formas inteligentes de facilitar a vida de pessoas com dificuldades na leitura, como os disléxicos e os semi-analfabetos.
O desafio aumenta quando não existem dados de treinamento disponíveis, e ainda mais quando a pressão imposta pelos desafios de um programa de Doutorado internacional não dão trégua.
Para evitar desastres, propomos soluções descomplicadas não só para a simplificação de textos, mas também para a intimidante caminhada dos que aspiram a serem acadêmicos.
Publicado em Notícias |

Palestra do Ciclo de Palestras do PETComp

O PETComp convida todos a participarem de mais uma palestra do Ciclo de Palestras do PETComp (CiPET). 
 
Título: Mineração de Opinião e Análise de Sentimentos
Palestrante: Thales Bertaglia;
Local: audiovisual;
Data: 10 de dezembro de 2014;
Horário: a partir das 14h;
Resumo: Análise de sentimentos e mineração de opinião é a área de estudo que analisa opiniões pessoais, sentimentos, avaliações e atitudes em relação à linguagem escrita. É uma das áreas de pesquisa mais ativas no ramo de processamento de linguagem natural e também é amplamente estudada em mineração de dados, mineração na web e mineração textual. Algumas das aplicações são: avaliação de reviews de produtos, pesquisas de satisfação de consumidor, marketing personalizado, detecção de spam e análise de tendências de mercado.

 

Publicado em Notícias |

Edital para seleção de petiano bolsista

O Grupo PETComp está com edital de processo seletivo aberto para escolha de quatro novos petianos bolsistas. O período de inscrições vai até o dia 27/11. Mais informações no edital 07-2014.
Para mais informações ou dúvidas, os membros do PETComp estão disponíveis na sala 15 do bloco F.
Publicado em Notícias |